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TEMPORADA 2025

Copa Botequim GP Kart é um campeonato amador disputado desde 2016. 

Qualquer pessoa pode participar. Não é preciso ter experiência prévia no kart

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TEMPORADA 2025

Etapa 1 = 08/03 
Etapa 2 = 12/04 

Etapa 3 = 17/05 
Etapa 4 = 21/06 
30 milhas Botequim GP = 12/07 
Etapa 6 = 09/08 
Etapa 7 = 06/09 
Etapa 8 = 04/10 
Etapa 9 = 19/10 

Etapa 10 = 07/12 

CATEGORIA 90KG - INSCRIÇÃO ANUAL

R$ 780

780

CATEGORIA 110KG - INSCRIÇÃO ANUAL

R$ 780

780

CATEGORIAS 90 E 110KG - INSCRIÇÃO ANUAL

R$ 1.360

1.360

INSCRIÇÕES - TEMPORADA 2025

*Ao efetuar a inscrição você não pagará mais nenhuma taxa ao Botequim GP durante a temporada. Pagará apenas ao kartódromo o valor correspondente ao aluguel dos karts em cada etapa (ver item 7 do regulamento)

Fazendo a inscrição até 31/12/2024 o piloto ganha uma camiseta da Copa Botequim GP Kart

REGULAMENTO

1 – O CAMPEONATO

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

2 – PARTICIPANTES

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, nem possuir equipamentos para participar das corridas.

*menores de 18 anos podem participar dependendo da aprovação da organização do campeonato (mediante análise da experiência no esporte, aprovação de um responsável, etc.). E sempre devem estar acompanhados de um maior responsável.

 

3 – LOCAL E DATAS

A temporada será disputada em 10 etapas entre os meses de fevereiro a outubro no kartódromo Beto Carrero em Penha (SC)

​As etapas serão disputadas nas seguintes datas sempre começando as 14 horas


Etapa 1 = 08/03 (sábado)
Etapa 2 = 12/04 (sábado)
Etapa 3 = 17/05 (sábado)
Etapa 4 = 21/06 (sábado)
30 milhas Botequim GP = 12/07 (sábado)
Etapa 6 = 09/08 (sábado)
Etapa 7 = 06/09 (sábado)
Etapa 8 = 04/10 (sábado)
Etapa 9 = 19/10 (domingo)
Etapa 10 = 07/12 (domingo)

 TODAS AS DATAS ACIMA ESTÃO AINDA EM CARÁTER PROVISÓRIO, AGUARDANDO A CONFIRMAÇÃO DO KARTÓDROMO

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para o dia seguinte (domingo), considerando a disponibilidade do kartódromo.

​*Caso não seja possível transferir para o dia seguinte, a decisão sobre a nova data caberá à organização do campeonato.

*Caso seja necessário alterar alguma data (que não esteja dentro do item anterior), a organização deverá obrigatoriamente comunicar os pilotos com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

 

4 – CATEGORIAS

A Copa Botequim GP de Kart será disputada em DUAS CATEGORIAS: 90kg e 110kg, sendo 2 campeonatos independentes e com o mesmo valor esportivo.

 

5 – INSCRIÇÕES

As inscrições iniciam-se no dia 11/12/2024 no site www.botequimgpkart.com.br

Quem fizer inscrição até o dia 31/12/2024 pagará uma taxa única anual pra UMA CATEGORIA de R$780,00 (setecentos e oitenta reais).


Quem se inscrever até 31/12/2024 ganhará uma camiseta da Copa Botequim GP Kart, que pode ser personalizada com número e nome do piloto!

*Pilotos que se inscreverem em mais de uma categoria não terão direito a 2 camisetas.


A partir do dia 01/01/2025 o valor da Inscrição anual para UMA CATEGORIA será de R$800,00 (oitocentos reais),

A partir de 01/01/2025 a inscrição não dará mais direito à camiseta, que poderá ser comprada por R$60,00 (sessenta reais).

 

Caso o piloto opte por se inscrever em 2 categorias ele ganha um desconto de R$200,00 (duzentos reais) na inscrição da segunda categoria.

Pra quem quiser fazer a inscrição anual com o campeonato já em andamento, o valor será de R$85,00 (oitenta e cinco reais) x o número de etapas que faltam no campeonato, para uma categoria . Exemplo: Se o piloto quiser se inscrever após a 3ª etapa. O valor a ser pago é R$85,00 x 7 (etapas restantes) = R$595,00 (quinhentos e noventa e cinco reais).

Em caso de inscrição para duas categorias o valor será de R$145,00 (cento e quarenta e cinco reais) x o número de etapas que faltam no campeonato.

​Os pilotos também podem optar por não pagarem a inscrição anual e pagarem apenas as inscrições para Etapa única, no valor de R$120,00 (cento e vinte reais) por etapa por categoria.

DESCONTOS POR FREQUÊNCIA NA TEMPORADA ANTERIOR E/OU PREMIAÇÕES DO CAMPEONATO DE 2025

​Pilotos que participaram das 10 Etapas na temporada 2024 receberão descontos de R$150,00 (cento e cinquenta reais) na taxa de inscrição para uma categoria.

Os pilotos receberão cupons de desconto via whatsapp e deverão usá-los para fazer a inscrição.

​- OS CUPONS TERÃO VALIDADE ATÉ 16:00 HORAS DA VÉSPERA DA PRIMEIRA ETAPA DO CAMPEONATO DE 2025.

*A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma (desistência, etc..). Portanto só faça a inscrição se tiver certeza que irá participar.

Lista de pilotos com direito a descontos na inscrição:

Pilotos isentos da taxa de inscrição em uma categoria:
- Thiago Karsten (campeão 2024)
- Bruno Albino (vice-campeão 2024)
- Bruno Piffer (3º lugar 2024)
- Marcelo Pereira (campeão de equipes 2024)
- Roger Seibt (campeão de equipes 2024)
- Robson Bogo (campeão de equipes 2024)
- Marco Goulart (4º lugar 2024 (50%) + vice-campeão equipes 2024 (50%))
- Fábio Provesi (5º lugar 2024 (50%) + 3º lugar equipes 2024 (30%) + R$150 de frequência.

Pilotos com descontos de premiação + frequência
- Rafael Demmer = R$390,00 (vice-campeão equipes 2024)
- André Ribeiro = R$390,00 (vice-campeão equipes 2024)
- Alisson Bernardi = R$390,00 (3º lugar equipes 2024 + frequência)
- Camilo Ruddi = R$234,00 (3º lugar equipes 2024)
- Jonas Silva = R$234,00 (3º lugar equipes 2024)
- Pedro Rossi = R$150 (frequência)
- Thiago Ferreira = R$150 (frequência)
- Felipe Faria = R$150 (frequência)
- Bernardo Buerger = R$150 (frequência)
- Edmar Becker = R$150 (frequência)
- Renan Rodrigues = R$150 (frequência)

5.1. - INSCRIÇÕES EM CAMPEONATOS PARELOS (ver Item 11)
Taxa de inscrição Campeonato de Equipes = R$80,00 (oitenta reais) por equipe

*OS PILOTOS QUE PAGAREM A INSCRIÇÃO ANUAL, NÃO PAGARÃO MAS NENHUMA TAXA AO BOTEQUIM GP DURANTE A TEMPORADA, RESTANDO APENAS OS PAGAMENTOS AO KARTÓDROMO REFERENTES AOS KARTS EM CADA ETAPA QUE PARTICIPAR*

 

6 – CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPA

 Para poder participar das etapas os pilotos precisam confirmar a presença, em cada uma das etapas em nosso site sem nenhum custo para pilotos que fizeram a inscrição anual do campeonato. Pilotos que não fizeram a inscrição poderão confirmar mediante pagamento da taxa de inscrição anual ou taxa de inscrição de Etapa única.

​A confirmação será aberta sempre no dia seguinte à etapa anterior, e se encerrará às 16 horas de sexta-feira véspera da etapa.

​Após as 16 horas, a lista dos confirmados será enviada no grupo "Informativo Copa Botequim GP" e nenhum piloto poderá ser adicionado após a publicação da lista.

​​*O PILOTO QUE NÃO CONFIRMAR PRESENÇA NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA CORRIDA!

* O PILOTO QUE CONFIRMAR PRESENÇA E NÃO PARTICIPAR DA ETAPA PAGARÁ UMA MULTA DE R$20,00

*PILOTOS INSCRITOS NAS DUAS CATEGORIAS TEM QUE CONFIRMAR PRESENÇA DUAS VEZES (UMA PRA CADA CATEGORIA)

​Após encerrada a confirmação de presença, em até 1 hora serão divulgadas a lista de pilotos e horários de cada bateria.

​​


7 – PAGAMENTO DAS BATERIAS NO DIA DA ETAPA

Em cada etapa, o piloto deverá pagar o valor do aluguel dos karts ao kartódromo no valor de R$195,00 (cento e noventa e cinco reais), com excessão da Etapa 5 que o valor a ser pago será de R$390,00 (trezentos e noventa reais). Esses valores são apenas para uma categoria, devendo ser pagos duas vezes caso o piloto participe das duas categorias.

Este pagamento deve ser feito diretamente ao Kartódromo Beto Carrero.

 

8 – FORMA DE DISPUTA

O campeonato será disputado em 10 Etapas, e com 2 formatos de prova ao longo do ano, divididos da seguinte forma:

- 9 Etapas em formato de mini-endurance de 30 minutos (individual)
- 1 Etapa em formato de Endurance de 60 minutos (individual) – 30 milhas do Botequim GP

8.1 – Mini-Endurance de 30 minutos

Neste formato de etapa do campeonato todo piloto disputará apenas 1 bateria com 30 minutos de duração.

O grid de largada será definido através de uma SUPER POLE, com 1 volta de tomada tempo para cada piloto.​

Todo piloto deverá obrigatoriamente fazer 1 (uma) parada para troca de kart, com tempo mínimo de 5 minutos (entre a abertura da volta, a entrada nos boxes, a troca de kart e fechar a volta).

O piloto não poderá parar o kart nem andar em um ritmo muito lento na pista (a critério dos fiscais) para “gastar o tempo” a fim de completar a volta de 5 minutos.

 Durante a parada nos boxes o piloto deve seguir os seguintes procedimentos:
1- entrar no pit lane com os karts, em velocidade reduzida e devem ir com seus karts em direção à balança e parar seu kart sobre a balança. o fiscal vai conferir o peso do CONJUNTO e então liberar o piloto em direção ao parque fechado.
*CASO O PILOTO ESTEJA ABAIXO DO PESO MÍNIMO NA PESAGEM QUE É FEITA DURANTE AS PARADAS,, ELE SERÁ PUNIDO EM 1 VOLTA

2- Parar o kart no local sinalizado pelo fiscal.

3- Retirar a placa de número, os pesos (caso use) e o sensor do kart que foi usado.

4- Dirigir-se ao primeiro kart na fila dos karts disponíveis e fazer a instalação da placa de número (com os 2 parafusos), os pesos (caso use) e o sensor (preso com o grampo).

5- Sentar no kart e esperar que o fiscal confira se a placa e o sensor estão presos corretamente.

6- O fiscal vai ligar o kart e o piloto pode esperar (caso necessário) próximo à saída do pitlane (sem trancar a saída).

7- Prosseguir para a pista.

​O piloto não pode ter um ajudante para fazer o procedimento de troca (apenas a equipe de apoio do kartódromo pode ajudar), mas pode ter um cronometrista para marcar o tempo de sua parada (que deve ficar fora do parque fechado, em local indicado pela direção de prova.

​Caso o piloto não faça a parada no tempo mínimo, ou não faça nenhuma parada será desclassificado da corrida, receberá uma bandeira preta e deverá retirar-se da prova retornando aos boxes com o kart.

O piloto poderá fazer a troca de kart em qualquer momento entre o início e o minuto 20 da prova, quando os boxes serão fechados.

No minuto 15 será mostrado uma bandeira branca parada para os pilotos, sinalizando que faltam 5 minutos para fechar os boxes. No minuto 19, a bandeira branca será agitada informando que falta 1 minuto para fechar os boxes.

Bandeira vermelha: Caso seja aplicada a bandeira vermelha durante a prova, os karts parados nos boxes terão suas paradas validadas. Porém será calculado o tempo que eles estavam parados nos boxes, de acordo com a hora que foi dada a bandeira vermelha e a hora da última passagem do piloto na linha de chegada e será aplicado ao(s) piloto(s) que estão nos boxes um acréscimo de tempo (em forma de penalização) referente ao tempo restante para completar os 5 minutos mínimos do procedimento de parada. Ex. Caso o piloto ficou parado 1 minuto nos boxes antes da bandeira vermelha, ele receberá uma penalização de 4 minutos e terá sua parada validade (e assim sucessivamente). O realimento do grid em caso de bandeira vermelha será feito da seguinte forma. Todos os karts que estiverem na mesma volta do líder da prova, serão realinhados de acordo com as posições da corrida. Karts com voltas atrasadas em relação ao líder da prova, serão realinhados de acordo com a última passagem na linha de chegada. Os karts que estavam nos boxes, serão realinhados no final da fila. Caso o líder da prova esteja nos boxes, ele será realinhado em primeiro lugar da fila.

​Em caso de quebra de kart na pista, o piloto deverá retirar a placa e o sensor de seu kart e deve retornar a pé e entrar nos boxes pela entrada dos boxes. Caso use lastro. Ele poderá solicitar o número de barras correspondente ao fiscal. E essa troca poderá ser contabilizada como a trocas obrigatória (desde que tenha o tempo de 5 minutos).

Bandeira azul: Não será aplicada bandeira azul para retardatários até o minuto 25 da prova (minuto 50 no caso das 30 milhas do Botequim GP). Nos últimos 5 minutos de prova a bandeira azul será mostrada apenas para karts que estejam à frente dos 3 primeiros colocados. Demais posições serão beneficiadas com o uso da bandeira azul para retardatários caso os retardatários estejam facilmente identificados (a critério do diretor de prova, comissários e sinalizadores).

 

8.2 – 30 milhas do Botequim GP (Endurance de 60 minutos)

Neste formato de etapa do campeonato todo piloto disputará apenas 1 bateria com 60 minutos de duração.

As regras desta prova são praticamente iguais às do item anterior (8.1 – Mini-endurance de 30 minutos), incluindo a formação do grid de largada (Super pole), os procedimentos adotados para troca de kart e demais regras.

As diferenças entre esta prova e prova de 30 minutos (além do tempo) são:

- Na prova de 60 minutos, todo piloto deverá obrigatoriamente fazer 2 (duas) paradas para troca de kart, com tempo mínimo de 5 minutos (entre a abertura da volta, a entrada nos boxes, a troca de kart e completar mais uma volta).

- O piloto poderá fazer as trocas de kart em qualquer momento entre o início e o minuto 45 da prova, quando os boxes serão fechados.

No minuto 40 será mostrado uma bandeira branca parada para os pilotos, sinalizando que faltam 5 minutos para fechar os boxes. No minuto 44, a bandeira branca será agitada informando que falta 1 minuto para fechar os boxes.

Outra diferença dessa prova será em relação à divisão dos grupos de pilotos, onde cada grupo poderá ter até 30 pilotos (ao invés de 20 do outro formato (ver item 9)

 

 

9 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE BATERIAS​​

Se em uma categoria tiver até 30 pilotos confirmados, a prova será disputada em apenas UMA BATERIA com os 30 pilotos.

A partir de 31 pilotos confirmados, os grupos serão divididos com no máximo 20 pilotos por bateria.

Como nosso campeonato não tem limite de inscritos, caso tenha 31 ou mais pilotos confirmados em uma categoria na etapa, estes serão divididos em 2 ou mais grupos da seguinte forma:

Até 30 pilotos confirmados = 1 bateria
De 31 a 40 pilotos confirmados = 2 baterias (GRUPO LÍDERES, GRUPO B)
De 41 a 60 pilotos confirmados = 3 baterias (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C)
De 61 a 80 pitotos confirmados = 4 baterias (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO D)
E assim sucessivamente.

 Na Etapa 30 milhas do Botequim GP (Endurance 60 minutos) os grupos serão divididos da seguinte forma:
Até 30 pilotos confirmados = 1 bateria
De 31 a 60 pilotos confirmados = 2 baterias (GRUPO LÍDERES, GRUPO B)
De 61 a 90 pilotos confirmados = 3 baterias (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C)
De 91 a 120 pilotos confirmados = 4 grupos (GRUPO LÍDERES, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO D)
E assim sucessivamente.

​Na primeira etapa do campeonato os grupos serão definidos por sorteio.
A partir da segunda etapa os grupos serão definidos de acordo com a classificação do campeonato, ou seja, os melhores colocados do campeonato formam um grupo e os piores outro: 

​O número de grupos/baterias será decidido e informado aos pilotos na véspera da etapa e não serão alteradas mesmo em caso de falta de pilotos em uma ou mais baterias/grupo

O piloto que não conseguir participar da bateria de seu grupo não poderá participar de outra bateria. Não haverá trocas de pilotos nas baterias.

 

10 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO

Para cada formato de Etapa, um formato de pontuação será aplicada.

 

10.1 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO MINI-ENDURANCE 30 MINUTOS

1º lugar - 15 pontos
2º lugar - 12 pontos
3º lugar - 10 pontos
4º lugar - 8 pontos
5º lugar - 7 pontos
6º lugar - 6 pontos
7º lugar - 5 pontos
8º lugar - 4 pontos
9º lugar – 3 pontos
10º lugar – 2 pontos
11º ao 20º lugar – 1 ponto

**Em caso de 2 ou mais grupos por etapa todas as baterias terão o mesmo sistema de pontuação. 


10.2 – SISTEMA DE PONTUAÇÃO 30 MILHAS DO BOTEQUIM GP ENDURANCE 60 MINUTOS
1º lugar - 30 pontos
2º lugar - 26 pontos
3º lugar - 22 pontos
4º lugar - 18 pontos
5º lugar - 16 pontos
6º lugar - 14 pontos
7º lugar - 12 pontos
8º lugar - 10 pontos
9º lugar – 9 pontos
10º lugar – 8 pontos
11º  lugar - 7 pontos
12º lugar – 6 pontos
13º lugar –  5 pontos
14º lugar – 4 pontos
15º lugar – 3 pontos
16º ao 30º lugar – 2 pontos

Ao final do campeonato, o piloto que somar mais pontos será declarado CAMPEÃO

​Os critérios de desempate são (nesta ordem): Maior número de vitórias, maior número de 2ºs lugares, e assim sucessivamente. Em caso de pilotos com resultados iguais, o piloto que conquistou o melhor resultado mais recentemente estará na frente.

 

11 – CAMPEONATOS PARALELOS À COPA BOTEQUIM GP KART

Na temporada de 2025 teremos outras competições dentro do campeonato.

Estas competições não se tratam de categorias extras, com baterias separadas e sim, tabelas de pontuações extras que serão consideradas da seguinte forma:

 

11.1 – Taça Botequim GP, GP2 e GP3.

Na temporada de 2025 , apenas na categoria 90kg, ao final da Etapa 5 do campeonato, os 60 pilotos mais bem classificados na tabela de classificação geral do campeonato serão dividos em 3 chaves:
- Do 1º ao 20º: Taça Botequim GP
- Do 21º ao 40º: GP2
- Do 41º ao 60º: GP3

Com estas chaves definidas, a partir da Etapa 6 até a Etapa 10 do campeonato estes 60 pilotos participarão de uma nova disputa nos moldes dos playoffs da Nascar.

Após cada Etapa, os 4 pilotos que marcarem menos pontos na Etapa, em cada uma das chaves, será eliminado.
Ou seja, a cada Etapa o número de piloto que continuarão disputando cada uma das 3 competições vai diminuindo até que na Etapa 10 tenha 4 pilotos disputando cada um dos 3 títulos.

Regras da disputa:
- Se em uma etapa 2 ou mais pilotos fizerem o mesmo número de pontos, os critérios de desempate são: 1. melhor posição de chegada na corrida da Etapa, 2. Volta mais rápida na corrida, 3. Volta mais rápida na tomada de tempo, 4. Tempo de parada mais rápido.

- Na Etapa 10 os pilotos finalistas da Taça Botequim GP, obrigatoriamente tem que correr a bateria dos Líderes; os finalistas da GP2 têm que correr no grupo B; os finalistas da GP3 têm que correr no Grupo C. (independente de suas posições na classificação geral do campeonato).

- Se algum piloto for finalista na GP2 ou GP3 e também tiver chances matemáticas de ser premiado na classificação geral do campeonato (Copa Botequim GP), ele está automaticamente eliminado da GP2 ou GP3 e sua vaga será ocupada pelo melhor piloto eliminado na Etapa anterior.

Lembrem-se: Não se trata de categorias extras do campeonato e também não quer dizer que os pilotos de cada uma das chaves vão correr juntos. A divisão das baterias de cada etapa vai continuar sendo formada baseado na TABELA DE CLASSIFICAÇÃO GERAL DA COPA BOTEQUIM GP.

 

11.2 – Campeonato de Equipes​

Também teremos um Campeonato de Equipes, formados por no mínimo 3 e no máximo 4 pilotos.

Toda equipe terá, obrigatoriamente, que ter pelo menos um piloto da categoria 110KG.

​A pontuação de cada equipe será a soma da pontuação de seus pilotos nas baterias do campeonato, considerando apenas os 3 melhores resultados em cada etapa , ou seja, em equipes de 4 pilotos, os pontos conquistados pelo piloto da equipe que menos pontuou na etapa serão descartados.

​Ao final do campeonato, a equipe que somar mais pontos será a campeã.

 As inscrições para o campeonato de equipes deverão ser feitas via whatsapp, com o piloto líder da equipe enviando uma mensagem para o número 47 99141 8270 informando o nome da equipe e o nome dos pilotos. Além do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80,00 (oitenta reais).

Cada piloto só poderá fazer parte de 1 equipe, mesmo que esteja inscrito em mais de uma categoria e deverá escolher qual das categorias sua pontuação vai valer pro campeonato de equipes (90 e 110kg), não podendo alterar durante o campeonato.

​Obs.: Para uma equipe começar a pontuar no campeonato já na primeira etapa, deverá fazer a inscrição antes do encerramento das confirmações de presença para a Etapa 1 (ver item 6). A mesma regra vale para as etapas posteriores.
Se uma equipe se inscrever com o campeonato já em andamento, a pontuação começará a contar a partir da próxima etapa, não contando pontuação retroativa.

Entre as etapas 5 e 6 poderá haver substituição de apenas 1 piloto por equipe, caso desejem fazê-lo.

Equipes com 3 pilotos podem acrescentar um 4º piloto em qualquer momento do campeonato.

Ao final do campeonato, as 3 equipes que somarem mais pontos serão premiadas com troféus.

 

12 – CRONOGRAMA DAS ETAPAS

- Todas as etapas terão o briefing por vídeo, que será enviado nos grupos de confirmação e no grupo aberto do campeonato.

- O piloto deve chegar 30 minutos antes do horário de sua bateria, realizar o pagamento e ficar pronto para o início de sua bateria.

​- A ordem das categorias sempre será com as baterias da categoria 110KG indo primeiro pra pista e, depois as baterias da categoria 90KG.

A primeira bateria do dia sempre iniciará às 14 horas e as demais baterias sempre serão na sequência (termina uma e já começa outra logo em seguida).

Enquanto uma bateria está acontecendo na pista,  os pilotos da próxima já terão que estar prontos nos boxes, sentados em seus karts, pois não haverá intervalos entre uma bateria e outra a não ser em casos que o evento tenha um número alto de confirmados e baterias, onde pode haver intervalos para premiações (a critério da organização).

Os pilotos já devem estar 100% prontos para sua bateria, enquanto a bateria anterior estiver acontecendo. Não vamos esperar ninguém! 

 Os 3 primeiros pilotos de cada bateria vão para o pódio receber suas premiações.

O PILOTO DEVE IR AO PÓDIO TRAJADO COM SEU MACACÃO FECHADO.

 PILOTO SE COMPROMETE A USAR E/OU RECEBER E EXIBIR EVENTUAIS PRODUTOS/ACESSÓRIOS FORNECIDOS PELO(S) PATROCINADOR(ES) DO EVENTO, POR EXEMPLO BONÉS, BRINDES, BEBIDAS, ETC
 

Caso o piloto não esteja presente na cerimônia do pódio, ele não receberá sua premiação posteriormente.

​*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 30 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.

*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

13 – DEFINIÇÃO DOS KARTS

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito na sexta-feira pré-etapa. O sorteio será gravado e o vídeo liberado aos pilotos no domingo pós-etapa.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

O piloto não poderá trocar de kart nem antes nem depois da tomada de tempo. Caso o faça, largará na última posição e ainda tomará uma punição de 10 segundos.

Só será permitido troca de kart sem punição antes da corrida se o kart apresentar algum problema que impeça seu funcionamento (não ligar, estiver quebrado, etc)

 

14 – LASTRO

​​Na Copa Botequim GP usamos o sistema de peso piloto + kart, definido como CONJUNTO de no mínimo 230KG (duzentos e trinta quilos), sendo que o kart tem peso médio de 140KG, então o piloto deve pesar no mínimo 90KG  ou 110KG para atingir o peso mínimo dependendo da categoria.

Caso o peso do piloto seja menor que 90kg (ou 110KG) ele deve completar com pesos no kart e/ou pesos corporais.

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja o peso mínimo de sua categoria mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato. 

Os pesos corporais usados deverão ser aprovados pela direção de prova e direção do kartódromo.​

​Após o término da corrida, todos os pilotos deverão entrar no pit lane com os karts, em velocidade reduzida e devem ir com seus karts em direção à balança e parar seu kart sobre a balança. o fiscal vai conferir o peso do CONJUNTO e então liberar o piloto em direção ao parque fechado.

O peso do CONJUNTO (piloto + karts + lastros) deve ser de, no mínimo 230KG na categoria 90kg e de 250KG na categoria 110KG, com tolerância de 1KG (um quilo) para menos. Ou seja, 229KG na categoria 90KG e 249KG na categoria 110KG, o piloto estará dentro do peso. Abaixo disso o piloto receberá uma punição e será considerado o último colocado da corrida.

​*SE ANTES DA PESAGEM, O PILOTO PARAR SEU KART NO PIT LANE, OU PERMITIR QUE QUALQUER PESSOA SE APROXIME DE SEU KART, BEM COMO SE ELE ENTRAR EM VELOCIDADE RÁPIDA, ELE TAMBÉM SERÁ PUNIDO.

​Após chegar no parque fechado, os pilotos devem retirar todos os lastros de seu kart e colocar no local indicado pela direção de prova.
Caso o piloto deixe lastros no kart ele receberá a mesma punição como se ele não tivesse batido o peso (irá para o último lugar da corrida).

​Os pilotos devem se pesar em todas as paradas de boxes e no final da corrida. Se o peso não bater durante a pesagem da parada obrigatória, ele receberá 2 voltas de penalização, mas poderá continuar na corrida.

​A pesagem antes das corridas não é obrigatória, mas é recomendada e haverá uma balança disponível no acesso parque fechado/pista para que o piloto se pese com o kart antes de entrar na pista a fim de conferir se está dentro do peso.

​É importante salientar que os karts do kartódromo tem diferenças de pesos entre eles, podendo variar em média 3KG para mais ou para menos.
Também é importante considerar o gasto de combustível durante a prova, que deve variar entre 1 e 2 kg de peso do começo ao final da prova.

É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO PILOTO PESAR-SE COM O KART ANTES DE ENTRAR NA PISTA E VERIFICAR O PESO CORRETO. 

Se o peso do CONJUNTO não estiver dentro do mínimo permitido na hora da pesagem, haverá punição mesmo que o peso do piloto seja de 90KG ou 110KG.

​Por isso é recomendado sempre ter uma margem de segurança de 1 ou 2KG a mais na hora de ir pra pista.

15 - ADVERTÊNCIAS E PUNIÇÕES

​A Copa Botequim GP Kart contará com fiscais de pista que vão analisar lances de pista e poderão aplicar advertências, punições ou desclassificação.
 

Atitudes passíveis de advertência:
- toques leves na traseira do kart de outro piloto, sem ganho de vantagem ou posição.
- gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc.
- atitudes e manobras consideradas potencialmente perigosas pelos fiscais (que ainda não causou nenhum efeito, mas que poderia ou poderá causar).
- mudar de direção mais de uma vez para defender a posição.
“Em defesa de posição, quando um carro tentar ultrapassar o outro em reta, será admitida apenas uma mudança de direção. A mudança prevista no item anterior não poderá ocorrer na direção do veículo que tenta a ultrapassagem, quando este já tiver colocado o carro ou parte deste na sua lateral.
Caso o veículo que estiver na frente escolha o lado interno da reta em relação à curva que se aproxima, não poderá se movimentar para se posicionar na tomada da curva, caso o veículo que tenta a ultrapassagem esteja posicionado naquele espaço.” – Trecho retirado do Código desportivo de automobilismo. No código, para este tipo de manobra é aplicada punição diretamente. Na Copa Botequim GP, por ser um campeonato amador, vamos aplicar primeiro uma advertência, e em caso de reincidência, punição.
- DIRIGIR-SE A UM FISCAL DE PROVA pós-corrida para reclamar ou questionar algo sobre corrida.

Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.

Atitudes passíveis de punição:
- reincidência nas ações que resultaram e advertência.
- ganho de posições resultantes de toques no adversário
- provocar acidentes por imprudência ou erro claro.
- tocar na traseira de outro kart fazendo-o sair da pista e/ou rodar.)
- tocar na lateral de outro kart (estando meio kart ou menos atrás) fazendo-o rodar e sair da pista.
- se estiver atrás de outro kart, tentar uma ultrapassagem por dentro na freada da curva e tocar no kart da frente e/ou espalhar jogando o adversário pra fora da pista.
- usar as mãos para acelerar o kart em qualquer momento da corrida.

 

Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será um acréscimo de 10 SEGUNDOS ao tempo final do tempo.

*caso haja um falha do sensor de um piloto punido que não conste seu tempo total na cronometragem, será considerado a posição do kart imediatamente posterior à sua posição de pista + 10 segundos.

 

Atitudes passíveis de desclassificação (bandeira preta):

- Piloto ou familiar/amigo de piloto discutir com outro piloto sobre algum lance em pista ou qualquer outro motivo, "tirar satisfação" com algum piloto, fiscal de pista, direção de prova, etc.

- Levantar do kart pós-corrida e ir em direção a outro piloto reclamar de algo

- causar deliberadamente um acidente e/ou bater propositalmente seu kart em outro piloto
- fazer gestos ofensivos a outros pilotos e/ou à direção de prova.

As decisções do diretor de prova e/ou dos fiscais são soberanas e devem ser respeitadas

NENHUM TIPO DE INSULTO, OFENSA, OU AGRESSÃO A OUTRO PILOTO OU À ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO SERÃO TOLERADOS. NEM PESSOALMENTE, NEM NO GRUPO DO WHATSAPP OU REDE SOCIAIS. E CASO OCORRA, SERÁ ANALISADO PELA ORGANIZAÇÃO QUE PODE APLICAR ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO E ATÉ EXPULSÃO DO CAMPEONATO.

 

16- DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

​Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

​Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

17- PEDIDOS DE REVISÃO

​- Os pilotos poderão solicitar à organização do campeonato revisão e lances em que sofreram advertências/punições e/ou que não houve advertência/punição, mas que o piloto julga que deveria ter sido aplicado.

​17.1 – PEDIDOS DE REVISÃO NO DIA DO EVENTO

​- O piloto pode solicitar revisão de um lance no dia do evento apenas se o resultado dessa revisão for determinante para alterar o pódio de uma bateria.

Ex: você chegou em 3º lugar na pista, mas por uma punição caiu pra 5º, ou o piloto que tirou você da pista e não foi punido chegou entre os 3 primeiros.

Esse pedido de revisão pode ser feito até o final das baterias classificatórias e será analisado antes do pódio.

*Na última etapa do campeonato os pilotos também poderão pedir revisão de lances cujo resultado influenciará na premiação final do campeonato.

Procedimentos para fazer pedido de revisão de vídeo no dia da etapa:
1- Informar à direção de prova a intenção de pedido de recurso em até 10 minutos do término de sua bateria
2- Fazer o pix da taxa de recurso no valor de R$50,00 (CINQUENTA REAIS) para botequimgpkart@gmail.com e enviar o comprovante para o whatsapp (47) 99141 8270.
3- Enviar uma gravação de vídeo para o mesmo número de whatsapp, informando qual a bateria, e qual o outro piloto envolvido no lance. (É pra enviar uma gravação pelo whatsapp, não é pra trazer sua câmera ou seu celular pra gente assistir).
​A direção de prova entrará em contato com outro piloto, que terá 5 minutos para também enviar um vídeo de defesa, caso ache necessário.

 

17.2 – PEDIDOS DE REVISÃO NO DIA SEGUINTE AO EVENTO

​- Os pilotos podem solicitar revisão de um lance após o evento até as 16 horas do dia seguinte da etapa.

Para fazer a solicitação o pilotos deverá entrar em contato pelo whatsapp 47 99141 8270 informando seu nome, o nome e/ou o número do kart do outro piloto do lance, em qual bateria aconteceu o lance e enviar o comprovante do PIX de R$50,00.

​*Não há limites de pedidos de revisão. O piloto pode solicitar quantas vezes achar necessário.
*O piloto só pode pedir revisão de lances em que ele está envolvido.
*A decisão dos comissários pós o piloto não poderá mais recorrer o assunto estará encerrado. Caso o piloto persista na reclamação, poderá sofrer uma nova punição.
*Não serão permitidos publicações nem comentários a respeito de nenhum lance envolvendo punições em nenhum dos grupos de whatsapp ("Kart Botequim GP", "Copa Botequim GP", "Night Kart"). O piloto que fizer será primeiramente advertido e persistindo poderá perder seu direito de pedir revisão de lances e até ser excluído do grupo.

*É de TOTAL RESPONSABILIDADE DOS PILOTOS tornar viável a apresentação de vídeos para os pedidos de revisão. A organização do campeonato não fornecerá câmeras nem computadores para os pilotos utilizarem.

*Só será permitido revisão de lances com apresentação de vídeos. O que o fiscal viu na pista não poderá ser revisado. A não ser que os dois pilotos envolvidos em um lance que gerou punição concordem que a punição aplicada foi equivocada (a critério da direção e dos comissários de prova)

*Caso o recurso seja aceito pelos comissários, o valor pago será devolvido ao piloto. Caso o recurso não seja aceito, o valor não será devolvido e será doado a alguma instituição carente.

18 – PONTUAÇÃO NA CARTEIRA DE PILOTOS

​Todos os pilotos da Copa Botequim GP receberão pontos em suas "carteiras de pilotos" de acordo com as punições/advertências que tomar durante a temporada.

A pontuação será da seguinte forma:

​- Advertência e Punições "leves" (queima de largada, usar as mãos pra acelerar = 1 ponto
- Punições "pesadas" (incidentes) = 3 pontos
- Desclassificação (com exceção das provas de Endurance, onde pilotos que não cumprem as paradas recebem bandeira preta) = 6 pontos

​*Punições por pesagem não geram pontos na carteira.

​18.1 – PUNIÇÕES POR PONTUAÇÃO NA CARTEIRA DE PILOTOS

​Quando o piloto atingir números de pontos em sua carteira sofrerá punições na etapa seguinte que participar, da seguinte forma:

​6 pontos = largará da última posição em sua bateria

9 pontos = largará da última posição em sua bateria, 2 colchetes atrás do penúltimo

12 pontos = largará da última posição em sua bateria, 4 colchetes atrás do penúltimo.

15 pontos = largará da última posição em sua bateria, 6 colchetes atrás do penúltimo

Acima de 15 pontos = ficará a critério da organização, podendo aplicar uma suspensão ou até exclusão do campeonato.

 ​*Após receber seu primeiro ponto na carteira de pilotos, a cada 2 etapas que o piloto participar sem receber advertência ou punição, ele terá a redução de 1 ponto de sua carteira de pontos.

As pontuações dos pilotos não zeraram de 2024 para 2025 e não vão zerar ao final da temporada 2025. Quando o piloto receber uma pontuação na temporada 2025, os pontos recebidos só vão expirar na Etapa correspondente da temporada 2026. Por exemplo: Se um piloto recebeu 3 pontos na carteira na Etapa 1 da temporada 2025, esses pontos só vão expirar na Etapa 1 da temporada 2026 e assim sucessivamente. Da mesma forma acontece com os pontos que o piloto trouxe da temporada de 2024.

 

19 – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PRA CORRER

​Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:
- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)
- Luva e balaclava (fornecido gratuitamente no kartódromo)
- macacão (pode ser alugado no kartódromo)
- protetor de costelas e pescoço. Não é obrigatório mas é altamente recomendado.

20 - PREMIAÇÕES

​Em todas as etapas serão entregues troféus aos 3 primeiros colocados de cada bateria.


Ao final da temporada serão entregues os seguintes prêmios:

​CAMPEONATO DE PILOTOS (90KG e 110KG)
- CAMPEÃO = Troféu + isenção da taxa de inscrição para 2026
- VICE-CAMPEÃO =  Troféu + isenção da taxa de inscrição para 2026 
- 3ºLUGAR =  Troféu + 50% de desconto na inscrição de 2026 (esse desconto é somado com o desconto de frequência)
- 4º LUGAR e 5º LUGAR = Troféu + 30% de desconto na inscrição de 2026 (esse desconto é somado com o desconto de frequência)

 

​CAMPEONATO DE EQUIPES
- CAMPEÃO =  Troféu para os 4 pilotos + isenção na taxa de inscrição dos pilotos na Copa Botequim GP 2026
- VICE-CAMPEÃO =  Troféu para os 4 pilotos + 50% na taxa de inscrição dos pilotos para 2026 (esse desconto é somado com o desconto de frequência).
- 3º LUGAR = Troféu para os 4 pilotos + 30% de desconto na inscrição dos pilotos na Copa Botequim GP de 2026 (esse desconto é somado com o desconto de frequência)

 

​TAÇA BOTEQUIM GP, GP2 E GP3.
- Troféus para os 3 primeiros colocados

​21 - REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA E FORA DELA

​A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.
Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não podem ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

​Trate todos sempre com cordialidade e respeito (pilotos, organizadores, fiscais, funcionários do kartódromo, etc) seja pessoalmente, seja nas redes sociais e/ou grupo de whatsapp. Mesmo que tenha se sentido prejudicado dentro da pista.

 

22 – DIREITOS DE IMAGEM

​Todos os pilotos inscritos na Copa Botequim GP de Kart autorizam, em caráter imediato e irrevogável, a utilização de suas imagens em todas as redes sociais e site do Botequim GP. O prazo de armazenamento e/ou reprodução das imagens não expira.

23 - TERMO DE RESPONSABILIDADE

​Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.

Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  
Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.


QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

​*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

24 - COMUNICAÇÃO OFICIAL

Todos os pilotos inscritos serão adicionados aos grupos do whatsapp "Copa Botequim GP" e "Informativo Copa Botequim GP", sendo este último um grupo onde apenas a organização do campeonato poderá escrever e onde serão todas as informações do campeonato.

25 - CASOS OMISSOS

Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do campeonato.

​*Em casos em que a a organização do campeonato solicite a opinião dos pilotos para alguma alteração/inclusão/retirada de algum item do regulamento e/ou procedimento de corrida e abra uma votação entre os pilotos para definir, cada piloto terá seu voto multiplicado pelo número de etapas que particiou na temporada.

Ex: Se o piloto participou de 3 Etapas na temporada, seu voto será multiplicado por 3 (E assim sucessivamente). 
Piloto que está inscrito no campeonato mas que ainda não esteve presente em nenhuma etapa terá seu voto multiplicado por 1.
Quanto mais você participar do campeonato mais sua opinião terá peso nas decisões

 


Will Bueno – Organizador Copa Botequim GP

Contato

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